Interessante notar o paralelo entre as ocupações em São Paulo e movimento Es.Col.A. (Espaço Coletivo Autogestionado) da Fontinha em Portugal (Porto).
Segue link para documentário feito pelos membros do coletivo que ocupou a Escola da Fontinha, o coletivo recebeu apoio da comunidade local, mas em nome de um projeto de corte de gastos públicos acabou sendo despejado.
Cabe destacar que o movimento Es.Col.A. da Fontinha começa mais ou menos no mesmo período em que ocorrem as manifestações da Primavera Árabe e os movimentos de Ocupa na Espanha e Occupy Wall Street em NY.
Vale lembrar que na Espanha o Ocupa contribuiu para o fim do chamado bipartidarismo Espanhol dando o ponta pé inicial para o PODEMOS.
Com base neste paralelo podemos imaginar que o movimento horizontal dos estudantes de São Paulo pode ser um sinal de que algo novo pode surgir das cinzas da atual crise política de nossos partidos.
Segue alguns links sobre o movimento Es.Col.A. da Fontinha
http://redanarcoutopistalibre.blogspot.com.br/2012/05/carta-aberta-as-as...
http://redanarcoutopistalibre.blogspot.com.br/search/label/Es.Col.A
http://escoladafontinha.blogspot.pt/
O Blog do coletivo pode ser um interessante material para entender a lógica e os desafios destes movimentos horizontais que ganham força no bojo da crise da democracia representativa (capturada pelas corporações) e pela crise do sistema de financiamento de campanhas políticas mundo afora (e não apenas no Brasil). O movimento deixa evidente o desejo pela democracia direta que se manifesta no seio de movimentos horizontais e se materializa na lógica da autogestão.
Por Salvador Passos
Nenhum comentário:
Postar um comentário