O Bank of East Asia é um dos principais bancos independentes operando em Hong Kong. A sede do Banco naquela região funciona em um luxuoso prédio de escritórios localizado no distrito central de Hong Kong, Des Voeux Road, número 10.
O moderno edifício conta com sofisticados equipamentos de prevenção e combates a incêndios, e um rigorosíssimo programa de gestão de riscos, elaborado em estrita consonância com os preceitos da norma ISO/FDIS 19706. Anualmente as equipes de segurança ocupacional realizam exercícios de simulação de incêndios, conforme prevê a norma internacionais, capacitando as equipes de trabalhadores a evacuar o prédio em segurança. Algumas dessas simulações são realizadas às escuras, para verificar o comportamento das pessoas no caso de ocorrência de um incêndio que danifique o sistema de iluminação interno. Nesses exercícios verifica-se a capacidade das pessoas de se manterem calmas, obedecerem as instruções pré-estabelecidas, e encontrarem as saídas de emergência, mesmo na ausência de luz.
No dia 29 de junho de 2008, por sugestão de uma equipe de consultores da PricewaterhouseCoopers, que preparava a administração do edifício para sua auditoria anual de certificação, foi realizada uma simulação não-agendada. A energia do edifício foi subitamente cortada e os colaboradores foram orientados a desocupar o edifício pelas escadas de emergência. Ao final da simulação, o batalhão de bombeiros que acompanhava o exercício notou a falta de 18 colaboradores no grupo de pessoas que se aglomerava próximo à saída de emergência do edifício. Então, uma equipe de agentes de segurança foi enviada para o interior do prédio, para realizar uma busca dos funcionários faltantes. Boa parte do grupo, 17 pessoas, foi encontrada nas escadas entre o 115º e o 116º andares. Aparentemente esses indivíduos estavam convencidos de que o incêndio não era uma simulação e tomaram por certo que não haveria escapatória possível. Assim, para a surpresa dos bombeiros, todas as dezessete pessoas estavam penduradas nos degraus ou agarradas nos corrimões, totalmente envolvidas em uma explosão coletiva de deleite sexual mútuo. O décimo - oitavo desaparecido, um estagiário, foi encontrado na cobertura, no escritório principal, tentando atear fogo na cadeira do presidente.
Esse incidente foi parcamente divulgado pela imprensa. Algumas informações puderam ser colhidas em entrevistas com informantes indiretamente envolvidos com o evento. Uma breve nota oficial do BEA foi publicada alguns dias depois, mas também não teve grande circulação.
Retirado de O Caderno de Apontamento Etnográficos
Dr. Hans Doolittle
Nenhum comentário:
Postar um comentário