A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

27 de dezembro de 2013

As Barbas de Tirana




"Através dos murais, os albaneses também fazem pressão pública sobre pessoas de cujo comportamento se discorda. Perguntei a um grupo de estudantes da Universidade de Tirana o que ocorreria se um deles aparecesse na escola com cabelos longos e barba. A princípio, eles ficaram muito constrangidos em responder, pelo fato de eu próprio estar de bigode, cavanhaque e cabelos um tanto longos para o padrão albanês. Depois, uma estudante soltou-se:

- Bom, primeiro a gente conversa com ele na sala de aula e diz que essa atitude não condiz com a nossa moral comunista. Se não adiantar, leva-se o caso à União da Juventude, que também vai discutir com ele. Caso também não adiante, a gente parte para as ruas, fazendo charges ou textos até mesmo ridicularizando sua atitude.

O barbudo terá direito a defender-se, mas o mais certo é que abandonará sua 'tentativa de ocidentalização'. Barba e cabelos longos na Albania, são considerados fatores de influencia externa e, portanto, condenados pela sua moral. Não faz muitos anos, no tempo dos hippies, a moda dos cabelos longos chegou à Albania, principalmente por meio da televisão dos países vizinhos, cujos sinais são facilmente captáveis. Mais foi fortemente combatida pelo partido e pelo governo. Naquele período, quem chegasse ao país com barba e cabelos longos podia entrar, desde que aceitasse o convite de passar pela barbearia que funcionava no aeroporto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário