![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiggVlgq7wk1erqAwLN3_97bwUhPVmDfxBDKrGB5emGdZa-EWVVeMZN89f9f3hYxBnqHgtG9FO6CNsG_UozsZD2VvLggh07zuUsNGc4SvOQLU9Y5RQ7Q-GN1dCfWmHNwg_Yx8VwyR1I43Q/s400/war-is-peace-freedom-is-slavery-ignorance-is-strength.jpg)
Duplipensar
Saber e não saber, ter consciência de completa veracidade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões opostas, sabendo-as contraditórias e ainda assim acreditando em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade em nome da moralidade, crer na impossibilidade da Democracia e que o Partido era o guardião da Democracia; esquecer tudo quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza derradeira: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra "duplipensar" era necessário usar o duplipensar.
George Orwell 1984
Normal que orgãos políticos como a UE e FMI falem em "Pacote de Ajuda a Grécia" adotando a linguagem clássica do marketing político que utiliza slogans vazios para distorcer o real significado das medidas impostas ao povo grego.
O curioso é quando a imprensa passa a empregar também a linguagem oficial, descrevendo a transformação do Estado Grego numa máquina de pagar juros aos credores como sendo um simples pacote de ajuda ao povo grego.
Só dentro desta novalíngua seria possível entender uma manchete do tipo: Povo grego protesta contra pacote de ajuda ao povo grego...
Nenhum comentário:
Postar um comentário