A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

30 de setembro de 2012

Proposições Revolucionárias




1. Um revolução envolve uma mudança na estrutura; uma mudança no estilo não é uma revolução

2. Uma revolução na poesia, na pintura ou na música faz parte de um plano revolucionário total. A arte (moderna) é fundamentalmente subversiva. Sua investida é em uma direção a uma revoluçãO ilimitada (contínua)

3. "Toda forma, qualquer que seja ela, pelo simples fato de que existe como tal & resiste, necessariamente perde vigor & se torna desgastada; para recuperar o vigor, ela deve ser reabsorvida no amorfo, ao menos por um momento; ela deve ser restabelecida à unidade primordial da qual descendeu; em outras palavras, deve voltar ao 'caos' (no plano cósmico), à 'orgia'(no plano social), à 'escuridão' (como semente), à 'água' (batismo no plano humano), Atlântida no plano da história, e assim por diante)."
M. Elide

4." A árvore da liberdade deve, de tempos em tempos, ser reanimada com o sangue de patriotas & tiranos. É seu adubo natural." T. Jefferson. "Sem contrários não há progressão. Atração & Repulsão, Razão & Energia, Amor & Ódio são necessários à Existência Humana. " W. Blake

5. É possível racionalizar a história da poesia ou da arte moderna, mascarar seu caráter subversivo; mas mesmo como mania & moda são passageiras, a poesia continua a subverter,a destruir os construtos de uma antiga ordem à medida que edifica os construtos-esboços de uma nova ordem.

6. "O desenvolvimento dos cinco sentidos é obra de toda a história do mundo até o presente."K. Marx

7. Um mudança na visão é uma mudança na forma. Uma mudança na forma é uma mudança de realidade.

8. "A função do poeta é espalhar dúvida & criar ilusão" N. Calas

(Segunda Série)

1. As revoluções são precedidas & acompnhadas por um colapso na comunicação.

2. Sociedades duradouras, mesmo que estabelecidas na injustiça social, sobreviverão enquanto grupos que deveriam estar em conflito compartilharem uma linguagem comum - i.e., um sistema comum de valores & de significado prescrito, uma religião comum, uma mitologia, etc.

3. Onde a mudança (mobilidade) surge tão rápido a ponto de tornar impossível à "linguagem" mudar comensuravelmente, esta linguagem comum começa a entrar em colapso & grupos de homens, ao usarem as mesmas palavras, já não entendem uns aos outros.

4. Este colapso na comunicação é articulado primeiro por um poeta & levado adiante por outros poetas.

5. não-poetas adaptam livremente a linguagem dos poetas, mesmo one não conseguem entend6e-la, para proporcionar a si mesmos uma forma revolucionária de comunicação. eles logo passam a considerá-la sua própria invenção.
Nota: Esta é a história do cristianismo & das revoluçoes francesa & russa.

6. O poeta vê o colapso na comunicação como uma condição de sanidade, como uma revelação do mundo fechado da antiga ordem. ele leva a cabo a revolução da linguagem & da forma na nova sociedade dos revolucionários políticos.

7. o revolucionário político vê o colapso na comunicação como evidência adicional do mal-estar da antiga ordem & se dedica ao restabelecimento de um sistema fechado que ele (ou aqueles a quem ele representa) possa controlar. A demanda por fechamento se estende a obra do poeta.

8. O confronto entre poeta & revolucionário político se move para uma luta final que o poeta parece predestinado a perder. Mas a união duradoura entre eles sinalizaria uma virada da história & a reconstituição do homem no Éden.

Nota: O sinal do Paraíso Comunal será que todas as linguagens agora faladas pelo Homem terão se tornado obsoletas. Esta é a profecia de Apollinaire.

janeiro-fevereiro de 1969

Jerome Rothenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário