A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

13 de dezembro de 2012

Apoia a luta por nosso futuro: a hora da soberanía alimentar é agora!



Vía Campesina

Movimento internacional de camponeses e camponesas, pequenos e médios produtores, mulheres rurais, indígenas, gente sem terra, jovens rurais e trabalhadores agrícolas

Adital

Tradução: ADITAL

Chamado a apoiar a Vía Campesina: A Vía Campesina necessita de fundos para levar a cabo sua grande tarefa de organizar as/os agricultores de todo o mundo para defender os direitos do povo a comer e a produzir alimentos sem destruir o planeta. Sua contribuição a nosso fundo pelo 20º Aniversário fará a diferença.

1993-2013: 20 anos de luta!

Em 2013, a Vía Campesina celebrará seu 20º aniversário. Há quase 20 anos, em 1993, um grupo de camponeses –homens e mulheres- dos quatro continentes fundaram o movimento em uma reunião em Mons, Bélgica. Nesse momento, as políticas agrícolas e a agroindústria estavam globalizando-se e os camponeses/as tiveram que desenvolver uma visão comum e organizar a luta para defender a agricultura camponesa. As organizações de pequenos/as agricultoras também queriam que suas vozes fossem escutadas e garantir a participação direta nas decisões que afetavam suas vidas. Através dos últimos 20 anos, as lutas locais das organizações nacionais fortaleceram-se por sua participação nesse movimento camponês internacional tão vibrante, inspiradas na luta comum e na solidariedade e no apoio de outras organizações.

Hoje, a Vía Campesina é reconhecida como um ator principal nos debates sobre a alimentação mundial e a agricultura. É reconhecida por muitas instituições mundiais, como a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), a Convenção Marco das Nações Unidas para a Mudança Climática (Cmnucc), o Comitê de Segurança Alimentar (CSA) das Nações Unidas, o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU e a Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB); e é amplamente reconhecida entre tantos outros movimentos sociais do âmbito local ao global.

A Vía Campesina converteu-se em um movimento global chave. Atualmente, conta com cerca de 150 organizações de agricultores/as locais e nacionais em 70 países da África, Ásia, Europa e Américas. Em conjunto, representam ao redor de 200 milhões de camponeses/as unidas em uma luta comum para tornar possível a soberania alimentar. Isso inclui:

- a defesa de um sistema alimentar que coloca à disposição das populações locais alimentos saudáveis, facilitando-lhes meios de vida;

- a promoção do modelo camponês de produção agroecológica de alimentos destinados primordialmente aos mercados locais que sustentarão os subministros de alimentos, de forma equitativa e sustentável, agora e para as gerações futuras;

- o reconhecimento do direito de camponeses/as de todo o mundo –que, atualmente, alimentam 70% dos povos do mundo- para ter uma vida digna sem a ameaça da criminalização;

- garantir o acesso à riqueza natural –terra, água, sementes, raças de gado- necessária para a produção agroecológica de alimentos;

- o rechaço à agroindústria corporativa, ao modelo neoliberal de agricultura e aos instrumentos e às pressões comerciais que o sustentam.

A Vía Campesina tem dado passos significativos na promoção da soberania alimentar baseada na produção sustentável de alimentos pelo campesinato e pelos pequenos/as proprietários como solução à atual crise global multidimensional. A soberania alimentar é a base fundamental das mudanças necessárias para construir o futuro que queremos, e é o único caminho real que poderá alimentar a toda a humanidade e respeitar os direitos da Mãe Terra. No entanto, para que a soberania alimentar funcione ainda necessitamos uma verdadeira reforma agrária que mude os sistemas e as relações estruturais que regem recursos como a terra, as sementes e a água. À medida em que a crise climática vai se aprofundando, deixamos claro em inúmeros fóruns mundiais que nossas formas de produção agroecológica e sustentável em pequena escala esfriam o planeta, cuidam dos ecossistemas, geram emprego e garantem o subministro de alimentos para os mais pobres. A Vía Campesina está convencida de que para gerar uma mudança social profunda devemos construir e fortalecer nossas alianças com outros setores da sociedade.

Ajuda-nos a intensificar os esforços nos próximos anos:

•Para aumentar a incidência e a defesa da soberania alimentar tanto em instituições internacionais, como ante governos nacionais.

•Para fazer ouvir as vozes dos camponeses/as em todo o mundo, com uma comunicação mais eficaz.

•Para esfriar o planeta mediante a multiplicação da agricultura camponesa sustentável através da agroecologia.

•Para preservar a biodiversidade e defender a soberania com relação às sementes, mediante o apoio aos agricultores/as, facilitando intercâmbios de sementes camponesas.

•Fortalecer a liderança das mulheres e dos/as jovens na luta pela soberania alimentar.

•Incrementar a luta para recuperar os recursos naturais dos povos: a terra, a água e as sementes.

Tua colaboração financeira contribui para um sistema alimentar solidário baseado na dignidade

A Vía Campesina necessita fundos para realizar sua grande tarefa de organizar as/os agricultores/as de todo o mundo para defender os direitos do povo a comer e a produzir alimentos sem destruir o planeta. Sua contribuição ao nosso fundo pelo 20º aniversário fará a diferença.

Por Internet:

DOAR (coluna direita)

Através de conta bancária

Titular da conta: ASOCIACIÓN LURBIDE – EL CAMINO DE LA TIERRA

Endereço: Murueta, 6 – 48.220 Abadiño (Bizkaia) – País Vasco

País: ESPANHA

Nome do banco: IPAR KUTXA

Nº de conta: 3084 0023 5964 0006 0447

IBAN: ES74 3084 0023 5964 0006 0447

SWIFT/BIC: CVRVES2B

Quem é a Vía Campesina? A voz das camponesas e dos camponeses do mundo (espanhol).

Mais informação em www.viacampesina.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário