A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

27 de fevereiro de 2013

A crise e o novo Capitalismo Europeu

Cidade espanhola coloca cadeados em latas de lixo para afastar catadores

BARCELONA (AFP) – A cidade de Girona, no nordeste da Espanha, decidiu fechar com cadeados as latas de lixo de supermercados, para evitar que os necessitados recolham comida vencida ou estragada. A medida seria para evitar riscos para a saúde, informou a administração municipal nesta terça-feira 7.

A prefeitura adotou a medida em colaboração com os donos das lojas, “diante do risco que pode representar para a saúde o consumo de alimentos atirados no lixo e o alarme social que isto provoca”, afirmou em comunicado.

A prática de recuperar restos de comida ou alimentos vencidos jogados em latas de lixo pelos supermercados cresce à medida que se aprofunda a crise econômica que sacode a Espanha. “Neste momento, em frente aos supermercados há um único contêiner que se fecha com cadeado, onde ficam alimentos vencidos ou em mal estado”, explicou à AFP um porta-voz municipal.

Junto com a ação, a prefeitura de Girona estabeleceu um sistema de informação que dirigirá as pessoas que precisarem “a um centro de distribuição de alimentos para que possam receber uma cesta básica em caráter de urgência”, destacou.

Agentes sociais informarão àqueles que forem buscar alimentos nos contêineres que não podem continuar coletando restos e que poderão ter acesso diretamente, com um vale que receberão, aos distribuidores municipais de alimentos.


http://exame.abril.com.br/economia/noticias/grecia-permite-venda-de-alimentos-vencidos-por-preco-menor

Associações de consumidores interpretaram a medida como uma prova da incapacidade do governo para deter a inflação dos produtos básicos

Atenas - A Grécia vai permitir a venda de alimentos vencidos por um preço inferior ao original, em uma medida que o governo não foi capaz de justificar, mas que as associações de consumidores interpretaram como uma prova de sua incapacidade para deter a inflação dos produtos básicos.
Leia Mais

Um decreto ministerial acaba de reativar uma velha regulamentação que autoriza supermercados e lojas de alimentação a vender alimentos, mesmo que superada a data de validade.

"Esta regulamentação existe há muitos anos. E é algo permitido também no resto da Europa. A única coisa que fizemos foi detalhar que estes produtos devem ser vendidos a um preço baixo. Não entendo por que está causando tanto barulho", declarou na segunda-feira à Agência Efe Yorgos Moraitakis, assessor do Ministério de Desenvolvimento, Competitividade, Transporte e Comunicações.

A normativa exclui a carne e os laticínios da lista de produtos perecíveis que podem ser vendidos e estabelece um limite máximo de datas nas quais pode ser continuada a comercialização.

Assim, os alimentos nos quais a data de validade vem indicada por dia e mês, poderão continuar nas prateleiras por mais uma semana.

Caso conste "consumir preferencialmente antes de" e só for indicado o mês e o ano, a venda poderá ser estendida durante um mês, e se a data indicar somente o ano, a data de venda poderá ser prolongada por um trimestre.

Moraitakis não quis especificar à Efe os motivos desta decisão e se limitou a lembrar que a normativa já existia, mas as associações de consumidores e inclusive alguns organismos oficiais criticaram a medida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário