A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

27 de novembro de 2015

c:/polivox.doc


“Para mim tudo se desintegrava em partes, estas partes em outras partes; nada mais seria abarcado por uma idéia só. Palavras isoladas flutuavam à minha volta; elas se solidificavam em olhos que me encaravam e dentro dos quais eu era forçado a olhar de volta-redemoinhos que me davam vertigem e, girando incessantemente, me levavam para dentro do vácuo”
     
                                                                   Hugo von Hofmannsthal
                                                                    
                       “corte as linhas de palavras”              
                                                                   William S. Burroughs
 “Um pouco de ruído, o menor elemento do acaso, transforma um sistema ou ordem em outro”
                                    
      Michel Serres

On-line.  Psiu: “Épico é poema


contendo história”.  Demais.
“E se um Plano de Saúde
Pudesse expressar
sua
Individualidade?
Você não é como todo mundo.
Sua individualidade é algo que gostamos
e entendemos. Também sabemos que
seu seguro tem que ser
importante para você. Ele também
é importante para nós.      Enquanto
isto,                   flores
falsas, carniça, neve
negra. “Eu não procuro o que eu acho”.
Linguagem escapa:
- Desde quando oceano
É Céu? Acesso negado. 
PARA MUITOS, TEMPESTADES ALÉM DA COMPREENSÃO /“...viram tornados
jogarem seus carros como brinquedos e vacas voando nos quintais…”. Este, o Sonho Americano. Pétalas de chuva, postal estranho,
bilhete em esperanto
obscuro -  do Além: Cézanne: “A
paisagem pensa a si mesma
através de mim. Eu sou sua consciência”. Livros mudos, o vermelho das
árvores se alastra em frases falsas, e o deserto devora o tempo.
Shift.
O que faz de Dell
a escolha ideal? Dell
sempre almeja lhe oferecer
a perfeita combinação de potência, performance,
e preço. QuANto MAis pERtO o-
LhAMos PaRa UMa pAlAvRra
mAioR a DiStâNciA cOm QuE ElA
nOs eNCara. Todos os direitos reservados @
Deixe sua mensagens após o bip.
Cerejas amargas: antes, flores.
“Se um leão pudesse falar
ele não entenderia o que rugimos”.
Ideologia é linguagem vestida de transparência.
Megaugnil : devagar eu te direi quem és. Remédio ou veneno.
O homem não é contemporâneo de sua origem.
Aumentemos o volume da linguagem.
Esta página está em construção. Zip! Ninguém escuta pensamentos como aqui. Agora
você não precisa mais de mim, agora forma
é uma extensão do conteúdo. Bapel.
Nadar
nesta espuma, virgem verso, pampa nevado com paredes negras.
“Poesia é a suprema realidade virtual, menina”.
Mundo. Mudo. No qual entramos des-
nudos.
Assim termina o mundo
não com um tiro
mas sem um sentido.
A resistência dos materiais. “Isto
vai doer mais em mim do que em você”.
A frase está fora de foco.
“Ao dissecar, a matamos”.
“Dor é impossível de se descrever”
A dança do duende entre a floresta de signos.
“Se sempre escrevessemos a não ser
o que já foi entendido
o campo do conhecimento
nunca seria extendido”. O tempo virou, esta
página-(de pangere, prender, fixar, ligar)-manhã. Mesmo porque,
 “uma dúvida que duvidasse de tudo não seria mais
uma dúvida”. E
o que muda depois de tudo. Muda,
depois de tudo. A dança do duende
entre a floresta de signos. Madame Yahoo,
não há nada épico em acender um cigarro:
ou talvez sim, como o gesto heróico de
abrir a porta e retirar o lixo. “O difícil é conseguir
saltar o muro”. Esta linha de mentira.
O hímem está testando a memória extendida.
Um banho quente é a conquista do Egito.
Quem disse isso?  Fui
teu amuleto no meio do tumulto:
te protegi da guerra, deusa -
Eu era a lâmina afiada na mão de Thoth
no meio do tumulto.
A queda da caneta no carpê é uma aurora de outono.
Céus de cristal líquido.
Limalhas de ferro formam uma rosa imantada.
Restos de conversas são nossas profecias.
Um  beijo é a conquista do Egito.
A cada manhã, é preciso remexer o cascalho para alcançar,
debaixo dele, de repente,
a semente viva e quente.
Vox, Vak, vácuo. Vai  ver, o homem
não é contemporâneo de sua origem.
A miragem não é contemporânea de sua imagem.
Aumentemos o volume da linguagem.
Nas matinês americanas nos ensinam a assistir um filme
no velho estilo: em silêncio.
Com tempo, nos tornamos
Invisíveis:
Sub verborum tegmine vera laten, ou
por trás do véu das palavras, a verdade. Vozes nas sala da Mente? Mas acordamos ao mesmo tempo para nós e para as coisas.
“A trilha árdua da aparência”.
O OLHO SE ABRE.        O OLHO SE ABRE  E SE DIVIDE.
Ar, articular,
 como um bicho saindo de seu ninho.
O cinema grotesco nos ensinou
a configurar uma ação, instante negro, não reflexo
de realidade.
Uma maçã flutua na luz: este seu sentido
(“aceitamos cartões de crédito”)
que se movimenta como quem respira, imediato,
enquantO mira espirais de tempOs, arOs de fumaça.
Não há como escapar.

Rodrigo Garcia Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário