A Caverna

Esta é a caverna, quando a caverna nos é negada/Estas páginas são as paredes da antiga caverna de novo entre nós/A nova antiga caverna/Antiga na sua primordialidade/no seu sentido essencial/ali onde nossos antepassados sentavam a volta da fogueira/Aqui os que passam se encontram nos versos de outros/os meus versos são teus/os teus meus/os eus meus teus /aqui somos todos outros/e sendo outros não somos sós/sendo outros somos nós/somos irmandade/humanidade/vamos passando/lendo os outros em nós mesmos/e cada um que passa se deixa/essa vontade de não morrer/de seguir/de tocar/de comunicar/estamos sós entre nós mesmos/a palavra é a busca de sentido/busca pelo outro/busca do irmão/busca de algo além/quiçá um deus/a busca do amor/busca do nada e do tudo/qualquer busca que seja ou apenas o caminho/ o que podemos oferecer uns aos outros a não ser nosso eu mesmo esmo de si?/o que oferecer além do nosso não saber?/nossa solidão?/somos sós no silêncio, mas não na caverna/ cada um que passa pinta a parede desta caverna com seus símbolos/como as portas de um banheiro metafísico/este blog é metáfora da caverna de novo entre nós/uma porta de banheiro/onde cada outro/na sua solidão multidão/inscreve pedaços de alma na forma de qualquer coisa/versos/desenhos/fotos/arte/literatura/anti-literatura/desregramento/inventando/inversando reversamento mundo afora dentro de versos reversos solitários de si mesmos/fotografias da alma/deixem suas almas por aqui/ao fim destas frases terei morrido um pouco/mas como diria o poeta, ninguém é pai de um poema sem morrer antes

Jean Louis Battre, 2010

21 de janeiro de 2011

Kinoversivos

O espetáculo é o momento em que a mercadoria chega 
à ocupação total da vida social. Tudo isso é perfeitamente visível com relação à mercadoria, pois nada mais se vê senão ela: o mundo visível é o seu mundo.
(Guy Debord)

Quando a gente não pode fazer nada,
a gente avacalha
(Rogério Sganzerla)


A diferença entre o sublime e o ridículo é ínfima, mas com certeza existe, e é enorme.

No mundo mercantil que hoje tudo abrange, tudo é mercadoria, incluindo pessoas e arte. Tudo devém instrumento e pretexto para transformar dinheiro em mais dinheiro, e a única liberdade genuína é a de morrer de fome.

E se há uma definição que abrange pessoas e arte é não servirem de nada para além de sua própria auto-realização inútil – inútil mas sublime, mesmo quando ridícula.

Daí que nesse mundo as pessoas só tentam existir, e não há mais arte, mas escombros entre os quais as pessoas vagueiam transidas como após uma grande catástrofe.



O cinema foi a primeira arte desse tempo. Foi a primeira a corporificar com perfeição o espírito da reprodutibilidade técnica que está no âmago da sociedade mercantil. E o cinema é a repetição da imagem, e a imagem é a contra-face da mercadoria.

A totalidade, no entanto, não existe. Há sempre o resto irredutível feito de anseios impossíveis, que se bate sem descanso por expressão. Ele pode ser mantido latente sob a mais brutal violência mas acaba inevitavelmente por florescer, e se suprimido ele floresce de novo, como um olho d’água de onde brotam sonhos.

A esse movimento o sistema dominante chama subversão. Nele, o mais pungente instrumento do sistema pode ser transcriado em agente subversivo. E num mundo feito escombros é o próprio lixo que deve ser transcriado.

Extrair o sublime do âmago do ridículo; na centro da alienação fazer eclodir o desejo; nos catadores de lixo, buscar os criadores de mundos. 



E não recuar diante do fracasso ou do risco do fracasso, mesmo ao preço do ridículo, mas buscando o sublime.

O cinema foi, portanto, o primeiro paradigma dessa contradição, foi o início da superação da arte do passado. Repetição da imagem que aliena, mas repetição diferencial, seu apelo ao fechamento carrega uma ânsia de abertura, que é o outro nome do desejo.

Na vida como no cinema. De imagens fragmentárias que pertencem ao passado, construir uma nova utopia do desejo. 



Enquanto isso, o único compromisso é o não compromisso.
Postado por Fantômas no blog Kinoversivos

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